Porre Literário: Mulheres e Literatura

Evento apresentado pela jornalista Karina Andrade ganha mais uma edição em 2018 com foco no poder feminino e sua presença na literatura.

Foto: Amanda França


O Porre Literário foi criado em 2010, por Karina Andrade, com uma proposta de evento literário diferente. A ideia do evento não é ser apenas um “clube de leitura” e sim um bate-papo com leitores, afim de fazer amizades, participar de concursos e sorteios, ganhar livros, conhecer autores e aprender uns com os outros. No dia 18 de maio de 2018 aconteceu a primeira edição do ano na livraria Blooks do Shopping Frei Caneca com a presença de escritoras que falam sobre o poder das mulheres e desconstrói tabus.

Foto: Karina Andrade
“Mulher enfrenta problema, enfrenta batalha todos os dias, desde aquele homem que te olhou estranho no ponto de ônibus até aquela mulher que não é contratada por que está acima do peso. Então a gente precisa se colocar no lugar do outro (...) nós, mulheres, precisamos do apoio uma das outras. Quantas vezes vocês já escutaram “Tenho mais amigos homens por que mulheres são falsas” ou “Eu não me visto para mim e nem para o homem e sim para causar inveja em outras mulheres”. Vamos quebrar esse tipo de paradigma, se todas formos unidas, homem nenhum vai parar a gente. ”, introduziu o bate-papo, a jornalista da rádio Mix, Karina Andrade.
Foto: Lilian Farias

Uma das autoras convidadas, Lilian Farias, autora do livro “Mulheres que não sabem chorar”, compartilhou que demorou quatro anos para finalizar seu livro pois, a história foi baseada em todas as mulheres que ela teve o prazer de conhecer ao longo da vida, desde as histórias mais tristes e difíceis até as mais felizes e inspiradoras, trazendo para a narrativa os principais elementos e mostrando a realidade que toda mulher enfrenta e não é tão retratada. “As quatro personagens não são só quatro personagens, sou eu, é você, somos todas nós. ”, finaliza a autora Lilian Farias. 

Foto: Bruna Ceotto



Vanessa Marine, participante do Porre há algumas edições e autora do livro “281 dias para recuperar um sorriso”, mostra bem o poder feminino. Formada em letras, um de seus sonhos era publicar um livro, porém não conseguiu uma editora para realizar seu sonho. Devido a isso, teve a ideia de criar sua própria editora chamada “Duplo Sentido”, para publicar seus livros e investir no ramo da literatura e design gráfico, incentivando assim outras jovens escritoras que partilham do mesmo sonho.




A próxima edição desse evento ainda não tem data prevista, mas as expectativas do público para o novo encontro de leitores são grandes. Para mais informações sobre o evento acesse o grupo.
Compartilhe no Google Plus

Por Amanda França

2 comentários:

  1. Fico grata e feliz por essa bela cobertura do evento, foi uma noite rica de troca de energia boa e o melhor, com muita literatura para alimentar a alma. Feliz por te conhecer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lilian, desejamos todo sucesso à você! Obrigada por, mesmo sem saber, colaborar com esse projeto.

      Excluir