PODCAST



Conteúdos Digitais: O crescente consumo de informação, através de dispositivos móveis

Será que os livros físicos, foram deixados de lado? 

Foto: Jaqueline de Lima

Com o avanço da tecnologia e com a crescente utilização de dispositivos móveis, o consumo de informação mobile (consumo de conteúdos digitais através de dispositivos móveis), cresceu exponencialmente nos últimos anos. Segundo o estudo “Media Consumption Foracast”, realizado pela agência Zenith, apontou que em média cada pessoa permanece cerca de 456 minutos consumindo mídia digital através de dispositivos móveis.

De olho neste mercado, e a fim de captar este “público digital”, diversas editoras adentraram a nova era da tecnologia, disponibilizando suas obras literárias em plataformas digitais.

Os livros digitais ou e-books são mais práticos desde a sua produção até a sua distribuição. São considerados mais práticos e acessíveis. Entretanto a modalidade ainda representa apenas 1,9% do mercado editorial brasileiro. Entre os principais motivos que afastam o consumidor dos livros digitais é a obrigatoriedade na obtenção de um dispositivo próprio de leitura denominados e-reader.

Em entrevista para o CINEBOOK, a autora Bianca Hubert, comenta sobre o universo do mundo digital e as principais diferenças entre a publicação de livro físico para um livro digital, ressaltando que o processo para cada desenvolvimento é diferente.

No livro físico é necessário, pensar no layout da capa, fonte para cada capítulo, o tipo de papel entre outros detalhes. A vantagem dos livros digitais são: a praticidade, o maior alcance de um público que muitas vezes, ainda não teve contato com o seu trabalho, mas já gostam e se interessam por publicações relacionadas ao tema de ficção e acabam encontrando o seu livro.

Bianca diz que antigamente, não trocava os seus livros físicos por nada, têm em média quatrocentos exemplares em sua casa, uma mini biblioteca. Mas, atualmente prefere as publicações digitais, justamente por essa praticidade e ter em mãos inúmeras possibilidades na sua lista pessoal.

Quer saber mais sobre a nossa convidada e o que ela nos contou sobre a sua experiência em publicar livros digitais na plataforma Amazon, como organiza as vendas dos seus livros físicos e ainda qual é o seu mais recente lançamento?
Aperte o play e venha conferir!



0 comentários:

Postar um comentário