Os desafios e conquistas na educação são retratados em nova série da Globo

Dura realidade escolar é exposta na tela

Foto retirada do site Gshow
A série brasileira “Segunda Chamada”, escrita por Carla Faour e Julia Spadaccinii, teve sua estreia nacional na Rede Globo em 8 de outubro de 2019 e recebeu muitas críticas positivas e elogios nas redes sociais em seu primeiro episódio.
Ambientada na escola “Carolina Maria de Jesus”, os professores Marco André (Silvio Guindane), Sônia (Hermila Guedes), Eliete (Thalita Carauta), Lúcia e o diretor Jaci (Paulo Gorgulho), enfrentam o dia a dia e os desafios de lecionar na escola pública durante o período noturno para os alunos do EJA (Ensino de Jovens e Adultos). 
Mais do que apresentar os bastidores da profissão e as dificuldades vividas pelos personagens, a produção resgata a cada novo episódio, o sentimento de empatia, união e respeito que devem ser propagados no ambiente escolar. 
Quase todos os alunos fazem jornada dupla, tentando conciliar trabalho e estudos, fazendo com que muitos cheguem cansados e sem foco às aulas. Sendo assim, a missão de cada professor acaba sendo despertar a curiosidade e interesse dos alunos pelos assuntos que serão analisados no ano letivo e, para isso, quase todas as estratégias e elementos são utilizados.  
Ali, naquela sala de aula, todos estão em busca de uma nova oportunidade, não apenas profissional, mas de autoconhecimento e valorização pessoal.   

Uma frase da professora de Literatura, Lúcia, interpretada pela atriz Debora Bloch, exemplifica bem essa questão: “Lá fora, todos nós já enfrentamos uma batalha todo dia, mas aqui dentro todo mundo veste a mesma camisa”. 
Não é assim que devemos caminhar e nos comportar quando estamos juntos pelo mesmo objetivo? 
E para você que achou que os heróis da vida real, os professores, estão blindados e à margem dos problemas e dilemas pessoais: Enganou-se! Cada um dentro daquela sala tem uma batalha a ser vencida. 
Quais segredos e questões ainda serão desvendadas? 
Convido a todos para assistirem e descobrirem por conta própria, as faces de cada personagem retratado. Mas não se esqueçam: a classificação indicativa é de 16 anos.
A série é exibida pela rede Globo, todas as terças-feiras, às 22h30. Mas também está disponível para os assinantes do aplicativo de streaming Globo Play. 
Mais uma surpresa: no final de cada capítulo, ficção e realidade têm um encontro muito emocionante e especial.





Compartilhe no Google Plus

Por Jaqueline de Lima

0 comentários:

Postar um comentário